Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Ato de Reparação, após homem quebrar hóstia e causar confusão na missa de 7º dia de Dom Geraldo Majella

Caso aconteceu na sexta-feira, 1º de setembro. O homem foi retirado da igreja pelos fiéis

A Arquidiocese de Salvador realizou, domingo, 3 de setembro, Ato Penitencial de Reparação pelas ofensas cometidas por um homem que quebrou uma hóstia consagrada e disse que ela não era o "corpo de Cristo", na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A confusão aconteceu durante a missa de 7º dia da morte do Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majella Agnelo, na tarde sexta-feira (1º).

O rito de reparação teve início às 10h deste domingo, presidido pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão. Na tradição católica romana, um Ato de Reparação é uma oração especial, com a intenção de expiar os pecados alheios.

O gesto intolerante foi transmitido ao vivo. No vídeo, o homem aparece na fila para receber a hóstia, que para a Igreja Católica representa "o corpo de Cristo". Após pegá-la, ele quebrou a hóstia na frente dos religiosos que celebravam a missa e disse que aquele não era o "corpo de Cristo".

Em seguida, os religiosos tentaram recuperar a hóstia e a retiraram da mão do homem. Neste momento, as imagens da câmera que filmava a cerimônia foram interrompidas.

A celebração foi suspensa e o homem foi retirado da igreja pelos fiéis, segundo a Arquidiocese. Não há detalhes sobre a identidade do homem, nem se o caso foi levado à polícia.

 

Dom Gealdo Majella faleceu no dia 26 de agosto. A celebração da missa de 7º dia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, mas não foi ele que estava entregando a hóstia.

O intuito da missa era homenagear Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo Emérito de Salvador que morreu em Londrina, no Paraná, onde morava. 

Dom Geraldo Majella Agnelo leu a carta apostólica na beatificação de Santa Dulce, em 2011, e foi responsável por escrever a oração da santa.

 

Fonte: gBahia

 

 

 
Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com